Localizada nos arredores de Bangcoc, mais especificamente em Samut Prakan, Muang Boran é um museu ao ar livre que cobre uma área de 96 hectares de réplicas de ruínas de cidades antigas e monumentos históricos de várias partes da Tailândia.

Este museu ao ar livre preserva a arquitetura, arte e cultura do passado das diferentes regiões da Tailândia, replicando monumentos das eras Dvaravati, Srivichai, Lopburi, Lanna, Lan Chang, Sukhothai, U-tong, Ayuthaya, Thonburi e Rattanakosin.
Com base em registros históricos, foi realizado uma Pesquisa intensiva para garantir a autenticidade na reconstrução dessas estruturas, onde os originais foram destruídos.
Na cidade de Muang Boran existem 116 modelos ou réplicas de ruínas antigas, monumentos, edifícios e estruturas que resumem o patrimônio étnico e cultural da Tailândia. Algumas das exposições são desenhos criativos para simbolizar crenças e conceitos religiosos.
Este roteiro pode ser realizado em um dia.
O cérebro por detrás desta obra é Khun Lek Viriyaphant, este homem também foi responsável pelo museu Erawan em Samut Prakan e pelo santuário da verdade em Pattaya.
ANTIGO MERCADO LOCAL
A jornada por Muang Boran começa no sul, onde temos a primeira parada, um antigo mercado local. Este é um local independente, composto por várias lojas que vendem artesanato e lembranças.
PALÁCIO DUSIT MAHA PRASAT
O Palácio Dusit Maha Prasat, foi construído em 1806 no reinado do rei Rama I como uma sala de audiências. A réplica foi construída baseada no design original obtido através de pesquisas e fotos antigas.
PALÁCIO SANPHET PRASAT
Subindo a região central, encontra-se o Palácio Sanphet Prasat, em Ayutthaya, que foi totalmente queimado em 1767, quando os birmaneses destruíram a cidade.

THE BELL OF APPEAL
Continuando para o norte, temos Sukhothai. Durante o reinado do rei Ramkhamhaeng (1277 - 1317), os cidadãos que sofreram injustiça podiam se aproximar do Banco de Apelações Públicas para tentarem algum tipo de reparação, bastava tocar a campainha para tentar uma audiência com o rei.
KUAN YIN THE GODDES OF MERCY
O Bodhisattva Avalokitesavara (Kuan Yin) descreve a Deusa da Misericórdia benevolente realizando um milagre para afastar as forças do mal.
THE PAVILION OF THE ENLIGHTENED
O Pavilhão dos Iluminados simboliza a história de 500 monges de diferentes origens culturais que alcançaram o Nirvana.
CHEDI OF CHAM THEWI
Chedi de Cham Thewi foi construído durante o século 7 e recebeu o nome da princesa Chan Thewi.

WAT CHONG KHAM
Wat Chong Kham é um templo Shan feito de teca e na arquitetura pagã.

PRASAT PHRA VIHARN (PREAH VIHEAR)
Chegamos a Prasat Phra Viharn (Preah Vihear) em Si Saket, um templo dedicado a deusa Shiva. No entanto, essas ruínas antigas não estão na Tailândia, mas no Camboja.
Este templo está no centro de uma longa disputa entre a Tailândia e Camboja. Em 1962, o Tribunal Internacional de Justiça de Haia concedeu o templo ao Camboja, porém, nenhuma decisão foi tomada na área disputada ao redor.
Esta questão tornou-se delicada em julho de 2008 quando a UNESCO designou Prasat Phra Viharn como Patrimônio Mundial.
Muang Boran é um legado que reflete a visão e a criatividade de um homem que preservou a rica herança cultural da Tailândia de uma maneira nova.
Que legado maravilhoso este. A sensação de conhecer este lugar deve ser indescritível