top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Brito e Rafaela Elias

A história do iate que afundou no gelo e reapareceu

O famoso “Endless Sea”, também chamado de “Mar Sem Fim” foi um iate brasileiro que naufragou na Baía Maxwell de Ardley Cove, Antártica, cerca de 1.200 quilômetros ao sul da ponta da América do Sul em abril de 7 anos atrás. Desde então, ele permaneceu afundado por mais de um ano.
Ele estava envolvido em um documentário
Propriedade do conhecido jornalista e empresário brasileiro João Lara Mesquita, o iate tinha 4 pessoas a bordo quando afundou. A tripulação estava ocupada filmando um documentário na costa da Antártica quando um forte vento de mais de 100 quilômetros por hora pegou o barco empurrando-o contra o gelo. 

Todos os quatro pesquisadores foram resgatados, mas o mau tempo atrasou o processo por alguns dias. As ondas estavam muito altas e o vento continuava a soprar implacavelmente. “Nossa evacuação foi extremamente arriscada. Ondas de quase dois metros e ventos de 40 nós dificultaram muito as operações." Um membro da tripulação do Mar Sem Fim nos diz. 

Quando o barco da Marinha do Chile finalmente conseguiu se aproximar, os documentaristas imediatamente pularam a bordo, finalmente escapando. Correu tudo bem para o povo, mas não para Mar Sem Fim, que não conseguiu se recuperar de forma alguma no momento.
Afundado e preso no gelo
A água gelada que entrou no casco congelou, expandindo e afundando o iate Mar Sem Fim, que acabou no fundo da baía rasa, com apenas 10 metros de profundidade. Durante um ano foi possível observar o barco de cima no início de 2013. O proprietário João Lara Mesquita conseguiu então voltar àquela posição e quando as condições meteorológicas o permitiram mandou descer os mergulhadores que enrolaram o casco com suspensões presas a algumas bóias infladas em ambos os lados.

As bóias foram infladas com a elevação gradual do iate que estava submerso por quase um ano. Com o ressurgimento do barco, iniciaram-se as operações de reboque até a costa, onde os pesquisadores recuperaram seus equipamentos. A cobertura máxima de seguro, no entanto, era “apenas” $ 700.000. Muito poucos para reparar todos os danos sofridos pelo navio durante o ano debaixo d'água.

128 visualizações0 comentário
bottom of page