top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Brito e Rafaela Elias

O Castelo de Bran na Romênia e suas lendas vampirescas


Você conhece a Romênia?

Este país é recheado de lendas, mitos e tradições que são, explorados ao extremo pelo turismo local.


Provavelmente a lenda de terror mais antiga que existe seja a existência de vampiros. Essa lenda surgiu no leste europeu, mas foi popularizada mundialmente através do personagem Drácula, eternizado pelo escritor Bram Stoker em seu livro publicado em 1897.


Mas o Drácula é real ou ficção?

Este personagem foi inspirado na vida do nobre Vlad Tepes que viveu na Transilvânia e teria sido muito mais sanguinário do que o próprio personagem.

Vlad II, que governou a Valáquia, região próxima à Transilvânia, pertenceu à Ordem do Dragão, sendo conhecido como Vlad Dracul (dragão, em latim). Seus 3 filhos então eram denominados como Draculea (traduzindo, filho do dragão). Após a invasão da Valáquia pela Hungria (1447) Vlad Dracul e seu filho mais velho, Mircea, foram assassinados. Quase 10 anos depois, Vlad Țepeș regressou à região e retomou o trono de Valáquia. O retorno de um Draculea após tanto tempo confundiu os camponeses da região, que pensaram que Vlad Dracul havia voltado da morte. Assim começou a surgir a lenda de sua imortalidade.


Vlad Tepes fez sua fama através da crueldade que matava seus inimigos, tendo como principal método o empalamento, Por isso ele ficou conhecido como Vlad, o Empalador!


O Castelo de Bran

A história do castelo começa entre 1377 e 1382, quando foi construído pelos próprios habitantes de Brașov como fortaleza para proteger a fronteira Valáquia-Transilvânia contra os turcos.

Drácula não morou no Castelo de Bran! Na verdade, nem se sabe se ele esteve por ali. Supõe-se ele tenha passado apenas 10 dias no Castelo de Bran, mas na condição de prisioneiro do rei da Hungria, dentro de uma masmorra.


O verdadeiro fato é que a descrição do castelo do Drácula de Bram Stoker (o fictício) batia com este castelo e acabou se popularizando. porém, o que poucos sabem é que o verdadeiro castelo que Drácula (Vlad Tepes) viveu fica na pequena cidade de Arefu, a 180 km de Bucareste, e chama-se Castelo Poenari, que hoje se encontra em ruínas.


Castelo Poenari


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page