Buscar
  • Maria Brito e Rafaela Elias

TULUM - Ecoturismo e Cultura

A grandiosa cidade de Tulum (termo maia para definir barreira ou parede) está diariamente aberta para visitação no período de 8:00h às 17:00h. Esta é a única construção histórica. Trata-se da única zona arqueológica estabelecida na beira do mar.


Suas ruínas trazem consigo a história dos antigos construtores e as pedras que datam 1500 anos. Tulum permanecia habitada até a chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século 16. É o terceiro sítio arqueológico do México mais visitado, só aparece atrás de Teotihuacan e Chichén Itzá.

A antiga cidade tinha aproximadamente cinquenta construções, entre edifícios governamentais, residenciais e religiosos.


Nela vivia apenas a alta sociedade, pessoas importantes como astrônomos, matemáticos, engenheiros, ou seja, a elite da civilização. As pessoas do baixo clero viviam fora dos limites da cidade. A muralha que a rodeia servia não só para proteção, mas também para enfatizar a divisão das classes sociais.


O principal e maior edifício de Tulum é “O Castelo” (El Castillo), que além de funções religiosas e cerimoniais também servia de farol para que os navegadores avistassem o continente à distância através de tochas colocadas na parte alta da construção no período noturno. O Castelo, encontra-se na beira de um escarpado desde onde podem ser apreciadas as águas cor turquesa do mar do caribe. Este é, sem dúvida, o canto mais fotografado de Tulum.




 

#Blogopenseaviagens #Openseaviagens #Caribe #Tulum #Mexico #Viagemdossonhos #amoviajar




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo